Período: Julho/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Qual o gestor, que ainda não tenha se perguntado, porque estamos perdendo ou deixando de ganhar dinheiro enquanto outros ganham? Na busca de uma resposta sugerimos (re)desenhar o Modelo de Gestão da organização.
É a hora de juntar o time, num ambiente favorável a criatividade, experimentação e implementação de novas idéias, para gerar um diferencial competitivo para a organização.
O que fazer?
Segue aqui um roteiro sugestivo de 3 fases para facilitar esta tarefa:
Fase 1 – Focar a maximização de valor para os stakeholders, que são os grupos com os quais a empresa lida no dia a dia, a saber: colaboradores – clientes – fornecedores – comunidade – investidores, nesta ordem(!).
Porque nesta ordem?
1 - Os colaboradores – “na geração de soluções, 20% têm a ver com dinheiro - e 80% com pessoas: elas criam soluções!” – mas eles precisam espaço para desenvolver o seu potencial produtivo;
2 - Os clientes - colaboradores capazes e preparados tendem a comprometer-se com a satisfação do cliente;
3 - Os fornecedores: clientes regulares (parceiros) sugerem formar alianças com fornecedores estratégicos;
4 - A comunidade: a reputação de uma empresa de responsabilidade social-ambiental cria oportunidades para a comunidade;
5 - Os investidores: se a empresa se sair bem com os stakeholders acima, ela consegue a confiança dos investidores em retorno superior ao capital investido.
Fase 2 – Buscar entendimento sobre as trocas de valor por stakeholder:
- Colaborador: Autonomia e responsabilidade contra Desempenho superior
- Cliente: Satisfação contra Lealdade
- Fornecedor: Pontualidade de pagamento contra Consistência no suprimento
- Comunidade: Responsabilidade social/ambiental contra Prestígio e Incentivos
- Investidor: Retorno contra Capitalização
Fase 3 – Seguir os 7 passos de um Processo lógico e prático de gestão empresarial voltado para alcançar resultados superiores (diferentes e/ou melhores da concorrência direta):
Passo 1 - Fixar objetivos arrojados, mas viáveis e mensuráveis;
Passo 2 - Elaborar estratégias de valor para os stakeholders, em poucas palavras;
Passo 3 - Montar uma Agenda de Prioridades de impacto;
Passo 4 – Definir o perfil “ideal” das Pessoas que resolvem para atuar em times multifuncionais e co-criativos;
Passo 5 - Desenhar uma organização que aprende e inova;
Passo 6 – Identificação de recursos chave – materiais, financeiros, mercadológicos;
Passo 7 - Monitorar Resultados de forma participativa - através de placares digitais envolventes.
Porque fazer isso?
Organizações sem este direcionamento perdem sinergia, tempo e dinheiro; com este direcionamento as diversas áreas com suas atividades se complementam – as Escolas de Samba dão um tremendo exemplo!
Quais são os Fatores de Sucesso?
- Compartilhar o modelo de gestão com todos os níveis e funções da organização.
- Mudar o comportamento do Gestor Empresarial voltada para forte liderança executiva, metas agressivas e altas expectativas de melhoria.
Gerenciar para ganhar dinheiro é possível –
Chegou a hora de se tornar um gestor empresarial altamente cobiçado
Pesquisas revelam que 45% da receita de uma organização
são gerados pelos melhores gestores da empresa.
Porque não ser um deles???!!!
Período: Julho/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4662 | 5.4692 |
Euro/Real Brasileiro | 6.39795 | 6.41437 |
Atualizado em: 09/07/2025 10:10 |